Colégio Catamarã Vita | Ensino Fundamental I
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15847,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Projeto Snipe

do  1º  ao 5º ano.

Aprender a pensar, e falar sobre o que aprendeu.

Este projeto educativo é adotado no Colégio Catamarã para o Ensino Fundamental I para os estudantes de 1º ao 5º ano. Nesta etapa, (7 a 10 anos) se estabelecem as principais bases do processo de aprendizagem da pessoa, processo que não termina nunca.O PROJETO SNIPE tem através da atenção pessoal a cada aluno, a clara finalidade de conseguir seu máximo nível de desenvolvimento e domínio das técnicas instrumentais básicas.

Os princípios do SNIPE centram a nossa atuação pedagógica da seguinte forma:

Interação

Aprender a conviver, a despertar o compromisso pela busca da verdade e o respeito às pessoas, em um ambiente afetivo, alegre e enriquecedor, capaz de estimular o aprendizado dos alunos dentro e fora das aulas.

Valores

Estimula a aquisição de bons hábitos de conduta, o autocontrole e valores éticos, capaz de formar cidadãos livres, solidários e responsáveis.

Família

Promove uma parceria dos pais com os filhos, dentro do ambiente escolar, na busca do desenvolvimento harmônico do aluno.

Desenvolvimento

No ensino fundamental, a motivação e a aprendizagem caminham juntas. O método de trabalho incentiva os alunos nas suas capacidades. Todas as atividades buscam desenvolver o conhecimento e as habilidades de pensamento, favorecendo o entendimento em todas as áreas.

As técnicas educativas utilizadas no SNIPE são de vanguarda. Mobilizando suas capacidades internas os alunos motivam-se com grande facilidade e por isso aprendem a participar ativamente de sua própria melhora pessoal. Todas as atividades desenvolvem processos mentais que ajudam a progredir com rapidez nos conhecimentos das diferentes áreas de aprendizagem, a resolver problemas matemáticos com facilidade e desenvolver as habilidades de leitura escrita: velocidade, vocabulário , compreensão, etc.

Aprender é um
jogo inteligente.

• Leitura

Não basta apenas aprender a ler, é preciso adquirir o hábito da leitura.

• Tutoria com o aluno

Conversa individual do aluno com o professor, com a finalidade de despertá-lo para o autoconhecimento.

• Tutoria com os pais

Encontro dos pais com o tutor (professor) para tratar, individualmente, do processo de desenvolvimento do seu filho.

• Saídas à campo

Passeios para conhecer o meio em que vivemos. Trabalhando as habilidades como observar, recolher dados, registrar, formular hipóteses e comprovar.

• Inglês e Espanhol

Conhecer outras línguas significa ter acesso a outras culturas. Promove o desenvolvimento das habilidades orais e auditivas, assim como da leitura e escrita.

• Informática

Utilizar os recursos tecnológicos como ferramenta na busca do conhecimento virtual.

• Investigação

Aprendizagem a partir do recolhimento de dados, formulação de hipóteses, apresentação e conclusão.

• Xadrez

Complementar às outras disciplinas do currículo escolar, desenvolve a memória, a capacidade de concentração, de cálculo, de tomada de decisões. Ensina a analisar sistematicamente os problemas, a expor ideias, a planejar e a assumir as consequências dos seus atos.

• Bits de inteligência

Atividades que aumentam a capacidade de reter e armazenar informações sobre vocabulário técnico, cultura, natureza, operações de cálculo, entre outros.

• Teatro

Imaginar, perceber, emocionar, intuir, memorizar e improvisar são alguns dos instrumentos utilizados para o desenvolvimento integral. Além de ser espontânea, a dramatização desenvolve o crescimento pessoal, à medida que proporciona um momento de ação coletiva.

• Zonas de trabalho

Uma forma de trabalhar em grupo, com material que proporciona a descoberta de novos caminhos no aprendizado.