Colégio Catamarã Vita | VIRTUDE DO MÊS OPTIMIST – FORTALEZA
post-template-default,single,single-post,postid-17122,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-6.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

VIRTUDE DO MÊS OPTIMIST – FORTALEZA

11 out VIRTUDE DO MÊS OPTIMIST – FORTALEZA

VAMOS CRESCENDO

Educação dos valores

O programa Vamos Crescendo para a Educação Infantil tem como finalidade educar os valores, unindo a ação do colégio à da família. A família é o âmbito próprio para o desenvolvimento e aquisição desses valores e o colégio potencializa a ação educativa dos pais.

Uma criança da Educação Infantil não seria muito pequena para pensarmos em educar nas virtudes? Pode-se educar antes de chegar ao uso da razão?

Educar é ajudar a criança a desenvolver suas capacidades e a superar suas limitações, é criar na pessoa uma série de atitudes e comportamentos que lhe permita atuar por si mesma e ser capaz de dar respostas adequadas aos desafios sociais. É gerar segurança e autonomia para favorecer a sua adaptação ao ambiente social e dotá-la de um sentido crítico que lhe ajude a desenvolver bem sua liberdade.

A educação nas virtudes deve ser iniciada na mais tenra infância com a aquisição de hábitos positivos. Com a repetição constante de ações positivas, apoiadas também no exemplo dos adultos (pais e professoras), chegaremos a criar hábitos estáveis que serão a base do comportamento virtuoso. Nos primeiros anos de vida, encontramos momentos ótimos – os chamados períodos sensitivos- para essas aprendizagens concretas.

A unidade de ação entre família e colégio é a chave para criar nos alunos hábitos positivos.

O programa Vamos Crescendo é um plano sistemático de educação dos valores com os alunos do Maternal II, Jardim I e Jardim II, elaborado por Fomento Centros de Enseñanza.

Estes valores: ordem, obediência, sinceridade, alegria, civilidade, trabalho, fortaleza respeito, generosidade, seguem numa seqüência de forma progressiva e sistemática, através de fichas.

A EDUCAÇÃO DA FORTALEZA

“Em situações ambientais prejudiciais a uma melhora, resiste às influências nocivas suporta os incômodos e se entrega com valentia em caso de poder influir positivamente para vencer as dificuldades e para acometer grandes empreendimentos. ”

Desenvolver a virtude da fortaleza não se trata de realizar atos sobre-humanos, mas de fazer das pequenas coisas de cada dia uma soma de esforços, de atos viris, que possam chegar a ser algo grande, uma mostra de amor. Concretamente, se educamos nossos filhos e alunos a esforçarem-se, a dominarem-se, ensinando o que é bom, buscarão o bem com uma grande eficácia. Existem muitas oportunidades na vida cotidiana de que as crianças tenham que resistir a um impulso, gosto ou uma dor, sabendo que o resultado lhes favorecerá.

“Virtudes humanas”, de José Antonio Alcázar Cano e Fernando Corominas. Ediciones Palabra Editorial.